Como ganhar dinheiro com vídeo no Youtube?

Como ganhar dinheiro com vídeo no Youtube?
Gostou?

Um pouco do Youtube!

Vídeos com Youtube

Você sabia que o Youtube tem mais de 1 bilhão de usuários e que isso significa quase 1 terço de todos que estão na internet?

Pois é, … é gente que não acaba mais, não é verdade?São milhões de horas de consumo de vídeos dos mais diversos tipos de conteúdos, gerando bilhões de acessos.

O Youtube ainda oferece navegação em 76 idiomas para a comodidade de seu público, o que representa 95% de todos os internautas.

O número de pessoas faturando na casa dos milhões aumentou 50 % ao ano segundo a última estatística disponível do próprio Youtube.

É ou não é um mercado incrível para você investir e monetizar através de seus vídeos no Youtube?

Pensando nisso resolvi criar esse post para ajudar você a criar vídeos que, de fato, irão lhe trazer resultados.

Abaixo você vai ver algumas dicas de como ganhar dinheiro com vídeo no Youtube de forma bem prática!

Dica #1 – Não comece do fim!

Não comece do fim

Como assim, não começar do fim?

Ok, eu explico!

Para você monetizar o seu canal do Youtube, ou seja, entender como ganhar dinheiro com vídeo no Youtube, você precisa saber algumas coisas básicas antes.

Conceitos fundamentais que precisam ser conhecidos antes mesmo de criar sua conta!

Então fique calmo e deixe para criar a conta do Youtube no fim, pois, de fato, deve ser a última coisa a ser criada.

Ame, elabore e ganhe depois!

Não adianta só ganhar dinheiro, você precisa amar aquilo que faz. Isso precisa acontecer na elaboração dos seus vídeos, precisa estar apaixonado, principalmente se for o seu primeiro projeto no Youtube.

Imagine você da área de humanas com formação em línguas estrangeiras tendo que falar e gravar vídeos a respeito de tecnologia.

Talvez sobre redes de computadores para servidores linux em ambientes de virtualização.

O fato é, só porque descobriu que isso pode dar um grande retorno financeiro, não necessariamente é o melhor caminho.

Acho que você desistirá só de pensar na hipótese…

E apesar de ser simples, essa dica é muito importante para o sucesso do seu projeto.

Tentar investir em algo que você não goste ou não tenha afinidade é algo muito arriscado. É como construir um castelo de areia preste a ser levado pela primeira onda de dificuldades.

Faça o que te dá prazer, o que exige um mínimo de inspiração, ou seja, aquilo que você, ao acordar pela manhã, o levará sem muito esforço para o quê e como será produzido.

Coisas que soam de forma muito natural em seu cotidiano, em seu dia a dia, são dicas de algo que certamente serão fáceis de você falar em seus vídeos.

Defina o mercado e o nicho!

Decida sobre a área que mais gosta definindo juntamente a isso um mercado e um nicho correspondente.

Você precisa definir qual será o assunto que vai tratar em seu canal. Ou seja, qual tipo de nicho você estará inserido para trazer uma solução.

Existem os chamados mercados e eles são muito abrangentes em seus assuntos. Alguns deles são: ganhar dinheiro, entretenimento, saúde e beleza, relacionamentos, dentre outros.

Você precisa selecionar um deles!

Além disso, não é uma boa ideia falar de todos os mercados. Ou seja, sobre vários assuntos em um mesmo canal achando que isso atrairá mais público, pelo contrário.

Ou seja,  se você é da área da saúde e beleza, não vá querer se aventurar na questão de ganhar dinheiro.

O que você precisa é ter foco e gastar toda a sua energia na elaboração de conteúdos com qualidade, em um único tipo de assunto.

Dessa forma ficará mais especializada e isso trará relevância para você.

Para ajudar nisso, faça observações de possíveis concorrentes, viste outros canais do Youtube, mas não se limite à isso.

Olhe a sua volta, faça pesquisas no Google também, leia revistas da área digitais e físicas, faça uma análise de forma geral, amplie sua visão.

Com isso, você vai fechando mais as ideias!

Isso é necessário pois, como já citado, esses mercados são muito grandes. Por isso, você precisa pesquisar e, posteriormente, afunilar um pouco mais.

Vamos dar um passo a mais logo abaixo.

Especifique melhor seu nicho!

Exemplo:

Se você vai tratar sobre saúde e beleza, você vai poder criar assuntos de um dos tipos que se seguem, como:

  • Tratamento de pele;
  • Cortes de cabelo;
  • Maquiagem;
  • Cosméticos;
  • Massagens;
  • Perfumes;
  • Ginásticas laborais;
  • Emagrecimento;
  • Reconstrução capilar;

Enfim, são inúmeras possibilidades.

Ao escolher um desses, você pode e deve especificar ainda mais.

Então, ao continuar com o exemplo acima, se escolher maquiagem, você poderá tratar sobre maquiagens para formatura (uma ideia qualquer aqui só para ilustrar).

Se você pesquisar um pouco no Google Suggest vai ver que existem vários assuntos relacionados a maquiagens para formatura:

  • Maquiagens para formatura pele morena.
  • Maquiagens para formatura a noite.
  • Maquiagem para formatura passo a passo pele clara.
  • Maquiagens para formatura 2016.

Os resultados acima são exemplos reais que o Google Suggest trouxe com base em seu histórico de navegação dos usuários.

Se você repetir a pesquisa no próprio Youtube, que é até mais indicado, verá que os resultados serão semelhantes, mas com certeza terão mais resultados ainda.

Esses são termos que os usuários já buscam na internet e irão servir de guia para você.

Muito legal essas ferramentas não é mesmo?

Mas voltando ao assunto, quanto mais específico você for, mais tráfego qualificado você vai atrair para assistir os seus vídeos e, esses, provavelmente, serão os que mais irão se interessar pelo seu conteúdo.

Isso vai te dar autoridade no assunto!

Pense, se você for falar de maquiagem de forma geral, estará competindo com muita gente, no entanto, cada vez que você fica mais específico, menos concorrência você enfrentará.

Mas aqui cabe uma nota!

Ao ficar específico, você precisa avaliar se há pessoas interessadas em uma quantidade suficiente para que haja retorno do seu investimento.

Caso contrário, pense duas vezes antes de produzir algo.

É claro que dependendo daquilo que for fazer você pode acabar tendo grandes oportunidades por ser o primeiro a entrar no mercado com algo realmente novo.

Ou seja, pode ser uma boa oportunidade de negócio. O que vale é uma pesquisa detalhada antes de sair gravando qualquer coisa.

Dica #2 – Crie conteúdos extraordinários.

Conteúdo extraordinário

Bom, aqui pressuponho que você já tenha feito uma boa análise de mercado e definiu qual assunto vai trabalhar.

Para criar conteúdos extraordinários você precisa criar uma pauta de conteúdo onde precisa saber sobre o que vai produzir sobre o assunto em questão.

Não caia na tentação de produzir algo que você gosta ou precisa, por mais que isso pareça interessante para você.

Ouça o que seu público gosta, o que ele de fato precisa, no que ele está interessado, que conteúdo vai fazê-lo parar, literalmente, para assistir seus vídeos.

Produza um título irresistível!

Pense por exemplo no título, sabendo que ele deve ser muito atrativo, afinal, quem é que vai querer assistir um vídeo que tem como título um “Oi, eu faço videos”.

Por outro lado, não faça apelo dramático para um determinado título. Isso pode até dar certo por um momento, mas dificilmente trará o seu público de volta ao canal.

Não crie títulos desconectados com o conteúdo.

Prometeu entregue!

Ou seja, se o título contém o termo “10 passos para fazer algo”, não entregue 2 deixando os outros para um vídeo futuro.

Faça conexão através de seu vídeo!

Conecte-se com seu público, se eles são advogados não vá fazer gravações com linguajares, roupas ou cenários distorcidos ao mundo advocatício. Se alinhe ao dia a dia deles.

Se você sabe que seu público tem pouco tempo para assistir vídeos procure quebrar o conteúdo em partes menores, entregando-os de forma pontuais.

Seja claro ao falar, de forma objetiva, não fique dando voltas sem fim, isso vai irritá-los e talvez não voltem mais.

Não deixe o público perdido no final!

No final do conteúdo que você estiver passando sempre adicione uma chamada para ação, ou seja, o que o público deve fazer ao terminar de consumir o seu conteúdo?

Deve deixar um comentário, um “gostei”, deve compartilhar, deve clicar em algum botão?

O que você espera ao termino do vídeo, pense nisso antes mesmo de tudo, pois dependendo do objetivo o conteúdo vai ser estratégico!

Mantenha uma frequência!

Nada pior do que seu visitante voltar e não ter nada para consumir.

Por isso, mantenha um calendário de vídeos que irá disponibilizar, elaborando um cronograma.

As pessoas gostam de periodicidade, estão habituadas a uma rotina. Com certeza irão sentir falta de sua organização quanto a frequência dos vídeos se você não se atentar.

No entanto, dependendo do nicho que você estiver inserido, vídeos mais espaçados podem até ser boa ideia por conta de algum ciclo que seja necessário acompanhar, enfim, fique atento!

Se possível, informe os dias que são liberados vídeos novos durante a semana, para que as pessoas entrem em dias certos.

Com certeza isso irá fidelizar seu público mais facilmente.

Dica #3 – Crie uma estratégia de vendas.

Estratégia de vendas

Se você está aqui por ter achado esse conteúdo na internet a respeito de “Como ganhar dinheiro com vídeo no Youtube” mas ainda não sabe o que é um afiliado, entenda que uma das formas que um afiliado tem de ganhar dinheiro é fazendo vídeos.

Por esse motivo criei esse conteúdo, já que está em sintonia com meu blog: Afiliado com Sucesso.

E por falar nisso, caso seja esse o seu caso o qual você não saiba o que é um afiliado, convido-o para que leia outros posts sobre isso. Dessa forma poderá acompanhar melhor sobre o que vamos tratar agora.

Para ganhar dinheiro com vídeo no Youtube você pode, durante o vídeo, adicionar links de infoprodutos.

No entanto, esses infoprodutos devem estar relacionados ao seu conteúdo de tal forma que soem como algo natural e se encaixem ao que está sendo tratado naquele momento.

Você pode também, ao final do vídeo, disponibilizar um link para capturar o email do visitante para posteriormente estar enviando mais conteúdo e ofertas de venda.

Na verdade você pode enviar uma série de conteúdos grátis e algumas ofertas de venda espaçadas entre esses conteúdos de maneira a não se tornar chato e desagradável.

Pode também deixar um link de uma isca digital, como por exemplo, uma apostila para o visitante fazer o download.

Dentro da apostila você disponibiliza conteúdos que ofereçam, de forma correta, links para mais infoprodutos.

Você pode fazer combinações das opções anteriores de forma a obter melhores resultados e, assim, conseguir ganhar dinheiro de forma que venda sem vender.

Existem outras forma de monetizar seu canal do Youtube e futuramente poderemos discutí-las..

Mas, trabalhar como afiliado de infoprodutos é de um potencial muito elevado e, com certeza, trará a você resultados extraordinários.

 

Dica #4 – Pense na parte técnica.

Filmando

Tudo certo com a pauta de conteúdo, com suas estratégias de vendas?

Ok, como você vai por em prática a gravação dos vídeos?

Já pensou no cenário? Será em ambiente interno ou externo? Tem luz suficiente? É um lugar silencioso?

Que tipo de equipamento vai precisar? Precisa de gravação em movimento ou será em um lugar estático, parado?

Vai fazer edições, ou será sem cortes?

São várias questões a serem levadas em conta, mas não deixe que isso o desanime, ok?

Hoje em dia existem muitos vídeos sendo feito com qualidades excelentes utilizando gravações a partir de um smartphone de boa qualidade em locais extremamente simples.

Esse lugares geralmente são na própria sala, ou quarto, varanda, rua, enfim, vários locais adaptados.

Dependendo do conteúdo a ser passado, do público alvo a consumir, isso pode ser irrelevante, sendo o mais importante o conteúdo em si.

E, mesmo que você vá fazer vídeos para montar um curso, um ambiente simples com boa iluminação, um cenário com poucos objetos de fundo, com certeza já será o suficiente.

Quero dizer que não será necessário gravações em estúdios profissionais, deixe isso para quando estiver com um negócio extremamente maduro e quando não houver outra possibilidade.

 

Dica #5 – Crie sua conta no Youtube.

Conta youtube

Agora sim, hora de criar sua conta para adicionar os vídeos.

Sei que dificilmente você não tenha uma conta no Google, que é o dono do Youtube, bom, pelo menos acho difícil.

Mas enfim, caso esse seja o seu caso, tanto faz você criar uma conta direto no Youtube ou fazer isso acessando o próprio Google.

É muito simples! Vá até a barra de pesquisa do seu navegador e digite “youtube.com.br”.

Você será redirecionado diretamente para a página inicial do Youtube.

Após isso, clique no botão superior à direita onde está localizado o botão “Fazer login”.

Ao clicar você será redirecionado para a página de login do Google.

Caso seja um novo usuário, clique no botão “Criar um conta” e siga os passos solicitados.

Pronto, você já tem uma conta cadastrado no Youtube associada a conta do Google.

Lembre-se de criar um nome de canal que seja coerente com o seu nicho selecionado, o qual comentamos na Dica #1.

Agora, é só adicionar os vídeos que você gravou e esperar as vendas acontecerem.

 

Finalizando.

Bom, espero ter ajudado você a entender que, como ganhar dinheiro com vídeo no Youtube, não é apenas uma questão de criar um canal e sair gravando vídeos de qualquer assunto.

É claro que existem muito mais coisas que não falei aqui como, por exemplo, questões mais técnicas, como SEO, para posicionar melhor os seus vídeos e fazer com que você seja encontrado pelo seu público.

Porém, caso você queira realmente viver de youtube, aconselho fortemente a dedicar-se ao assunto capacitando-se e investindo em você mesmo, de forma a tornar-se um profissional da área e ser reconhecido pelo seu trabalho.

Para ajudá-lo a conhecer melhor esse mundo separei aqui duas pessoas que acredito que podem ser sua fonte de inspiração.

Inclusive, as duas de forma indireta me ajudaram a sair da área de conforto e fazer com que eu estivesse nesse meu projeto: “Mudança de Vida através do Marketing Afiliado”.

Conheça então a Karyne Otto e o Michael Oliveira:

 

Como ganhar dinheiro e Viver de youtube

 

Como ganhar dinheiro com vídeo no Youtube

 

Então é isso!

Se você gostou, faça um comentário, dê um gostei e compartilhe com amigos!

Até mais e muito obrigado!

Rodrigo Ribaldo

[E-book GRÁTIS] Descubra AGORA! Modelo De Negócio Simples Que Pode Mudar Sua Vida!

Rodrigo Ribaldo

Analista de Sistemas cursando Especialização em Engenharia de Software com foco 100% no projeto “Mudança de Vida através do Marketing Afiliado” e quer ajudar você a tornar-se um Afiliado com Sucesso!

Website: http://afiliadocomsucesso.com.br/sobre/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *